Microsoft aumenta preço da assinatura mais completa do Xbox Game Pass; Veja os valores

A Microsoft, junto a Xbox, realizou na última quarta-feira (1), o anúncio de um reajuste de valores na sua assinatura mais completa, chamada de Game Pass Ultimate, agora custando US$ 29,99 por mês, contando com um aumento de US$ 10 mensais, ou seja, quase 50% em relação ao preço anterior.

Qual a ideia da Microsoft?

A companhia afirmou que o ajuste de preço está acompanhado de uma série de novas vantagens, com um maior número de jogos disponíveis no lançamento e melhorias no streaming em nuvem. algo que era pedido pelos usuários.

Segundo a empresa, os assinantes da categoria Ultimate terão um pacote mais completo à disposição, com mais de 75 lançamentos “day-one” (estreias direto no catálogo) por ano, junto de acesso aumentado a jogos em nuvem com desempenho superior, além da adição de serviços parceiros, como coleções extras. A Microsoft, visando recompensar os assinantes pelo aumento do preço, também incluiu ofertas como Fortnite Crew e coleções Ubisoft+ benefícios que agregam valor ao pacote, segundo os próprios.

A reformulação do Game Pass também alterou alguns nomes e a composição dos planos. O mais básico passou a ter o nome de Essential, antigamente chamado de Core, a categoria intermediária foi alterada para Premium, antes chamada de Standard e o alvo da mudança, o plano mais caro, mantém o rótulo Ultimate, agora com mais títulos e recursos de nuvem.

Como os players reagiram?

O anúncio do aumento ocorreu em meio a um movimento maior da Microsoft, que além dos maiores preços em serviços, a empresa já tinha divulgado uma alta de preços em alguns modelos de consoles neste ano. Analistas e especialistas do cenário que o Xbox vem se colocando novamente como uma plataforma de serviços gerais, dando prioridade para a receita recorrente via assinaturas e parcerias.

A reação da comunidade em relação ao aumento foi imediata, e de certa forma, bastante negativa. Pegando falas de fóruns, redes sociais e portais voltados ao cenários dos games mostraram descontentamento dos fãs e assinantes, onde muitos consideraram o aumento de valores exagerada, já que foi um crescimento de quas 50%, dizendo pensar em cancelar a assinatura, especialmente para players casuais, que não costumam tirar proveito de tantos lançamentos mensais. Sites especializados também fizeram um levantamento da questão de custo-benefício, principalmente visando quem joga poucos jogos por ano, em um cenário que se torna mais atraente comprar títulos separados do Game Pass.

Visão do mercado em relação ao assunto

A Microsoft também destacou que o novo preço é resultado dos investimentos em parcerias, que deixam o catálogo mais atrativo e as melhoras na tecnologia de nuvem, com a proposta de oferecer mais flexibilidade no Game Pass, nas palavras do anúncio oficial.

Ainda assim, mais um aumento, acumulado aos outros nos últimos 12–15 meses, já que houve aumento também em 2024, coloca a nova cobrança como um tema de avaliação sobre a retenção de diferentes tipos de assinantes e um eventual impacto negativo nas receitas das assinaturas.

Agora, ainda de acordo com portais especializados, a Microsoft deve se atentar ao mercado, principalmente em relação a repercussão da nova atitude da empresa, com a intenção de manter o Game Pass como um dos serviços de assinatura de maior destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *