A Electronic Arts, desenvolvedora de diversos jogos de sucesso como Battlefield, EA FC, MADDEN NFL e outros, reconheceu publicamente que errou e acabou possibilitando um bug muito perceptível em Battlefield 6.
O erro de jogabilidade em questão, permitiu que os tiros atravessassem os inimigos sem causar dano, sendo reportado e reclamado há meses, desde o lançamento do jogo, por jogadores nas redes sociais e nos fóruns da comunidade, levando ao público críticas sobre qualidade, suporte pós-lançamento e expectativas frustradas da base de usuários.
O que aconteceu com o Battlefield e o que disse a EA?
O defeito percebido no game recebeu o apelido de “bullet through hitbox”, nomeando o fato dos tiros atravessarem modelos de personagens, mesmo sendo disparados à queima-roupa ou aparentemente com a mira direcionada corretamente.
Os jogadores relataram que, em confrontos diretos, os tiros não registram dano, parecendo que o alvo fosse “invisível”. Isso vêm acontecendo tanto em modos PvP quanto em gameplays ranqueadas, comprometendo partidas competitivas, principal foco dos jogadores.
Conforme admitido pela EA, o erro tem relação com o sistema de hitbox e sincronização de dados, que segundo comunicado oficial, o time de desenvolvimento da empresa já identificou as causas e está trabalhando nas correções que serão aplicadas nas próximas atualizações do jogo. Também foi ressaltado que a prioridade, neste momento, é restaurar a confiabilidade do jogo, especialmente para jogadores de alta performance e fãs que adquiriram o Battlefield 6.
Confira a seguir, relatos de jogadores, retirados do portal IGN Brasil, sobre os erros e a percepção do que estava acontecendo em Battlefield 6:
“Você pode até ouvir quando as balas atingem um corpo, então sabe que está acertando. Eu estava jogando com um amigo e perguntei se as classes tinham armaduras diferentes que eu nunca tinha visto, porque algumas pessoas pareciam ser esponjas de balas. Eu sabia que estava claramente acertando elas, mas elas simplesmente não caíam.” – jogador de Battlefield 6.
“Já joguei em transmissão, pessoas com um controle. Eu podia literalmente ver que estava no ponto certo com minha retícula e ainda assim perder o engajamento de alguma forma. Sempre uma ou duas balas ERRAM de alguma forma quando minha arma parecia atirar mais do que o suficiente para matar alguém.” – cjoux, player do jogo.
“Ou é o registro de acerto ou não estou acostumado com a dispersão e o equilíbrio das armas neste jogo.” – completou cjoux.
A resposta dos jogadores foi bastante negativa em relação a este bug, já que muitos expressaram sensação de frustração após tentar jogar diversas vezes e não conseguir desfrutar da gameplay do jogo. Em canais oficiais, a EA buscou reunir relatos e vídeos de jogadores afetados para complementar as análises internas, também garantindo que a correção seja mais certeira.
Como geralmente estes problemas são resolvidos?
Por incrível que pareça, problemas como este e semelhantes são comuns em jogos de tiro, não só da EA. A questão do hit box inconsistente, problemas de delay e latência, lentidão de servidor, lag ou falhas de sincronização acontecem com muita frequência em jogos desse gênero, de diferentes desenvolvedoras.
O que outros estúdios já adotaram, em relação à medidas emergenciais semelhantes é um remanejo de servidores, patches de atualização urgentes, recompensas para jogadores afetados por bugs e outras resoluções para os determinados problemas.
O que esperar das próximas atualizações da EA?
A EA diz que as próximas atualizações de Battlefield 6 serão focadas no ajuste do sistema de hitbox, com a expectativa de que nas próximas semanas cheguem ao jogo, patches de atualização antes dos updates maiores, que estão programadas para o ciclo do jogo.
