Após a aprovação do público com Dragon Ball: The Breakers, a empresa responsável pelo game, Bandai Namco traz uma novidade para a franquia com uma proposta ousada: adicionar Goku, Majin Boo, Vegeta e companhia ao universo competitivo dos MOBAs.
Desenvolvido pela Ganbarion, responsável por games como Dragon Ball Fusions, o novo Dragon Ball: Gekishin Squadra representa a estreia da série no estilo MOBA, trazendo um formato de 4 contra 4, onde os players terão de combinar ações rápidas, estratégias em equipe junto de elementos e personagens clássicos do anime.
O jogo está disponível para Windows (adquirido via Steam), PlayStation 4 e 5, Nintendo Switch e dispositivos móveis (iOS e Android), com suporte a cross-play e cross-progression a partir do lançamento.
O que é um MOBA?
Antes de explicar mais sobre o novo jogo, vamos explicar o que significa a tão citada sigla MOBA!
Um jogo MOBA, sigla que significa “Multiplayer Online Battle Arena”, traz um estilo competitivo em que duas equipes de jogadores controlam personagens com habilidades únicas e enfrentam-se em um mapa já determinado, com elementos relacionados ao tema do jogo, geralmente tentando destruir a base inimiga ou algo do tipo.
Cada jogador assume um único personagem por partida e evolui durante o próprro jogo ao ganhar experiência e recursos, conforme for eliminando oponentes, avançando no mapa e outros requisitos.
A jogabilidade passa por estratégia em equipe e tomada rápida de decisões, tanto de maneira individual quanto conjuntas.
Exemplos populares de jogos MOBA são League of Legends, Dota 2 e Pokémon Unite, que são no mesmo estilo do novo Dragon Ball: Gekishin Squadra.
Como é a jogabilidade de Dragon Ball: Gekishin Squadra?
No Dragon Ball: Gekishin Squadra, os jogadores possuem times de quatro players. com heróis que evoluem a cada partida, destravando novas habilidades e ataques especiais, enfrentando adversários e chefes que irão aparecer no mapa.
Cada personagem pertence a uma classe/função estratégica tendo 3 segmentos diferentes, como “Dano”, que é o personagem focado em atingir mais os oponentes, “Tanque”, que é responsável por proteger os aliados e ao mesmo tempo, segurar o máximo de dano sofrido possível, e o “Suporte”, que o próprio nome diz, apoiando e ocupando a área, estando a disposição dos outros dois tipos de personagem para ajuda.
O jogo também traz bastante personalização, envolvendo skins, animações de entrada, finishers, com um visual que procura trazer a fidelidade ao universo Dragon Ball.
Lançamento, testes e expectativa
O jogo havia sido inicialmente divulgado como “Dragon Ball Project: Multi”, tendo passado por testes de entre 12 e 16 de junho de 2025 para várias plataformas. Com isso, a data oficial de lançamento ficou marcada para 9 de setembro de 2025, pouco mais de uma semana atrás, estando já disponível para diversas plataformas.
Em uma campanha de pré-cadastro ou pré-venda, o jogo oferecia recompensas, em caso do cumprimento de metas globais, que teriam recompensas como a liberação de um personagem especial (Mini Goku da nova série Dragon Ball Daima) e outros itens cosméticos, que costumam fazer sucesso neste estilo de jogo.