Especialista de análise de mercado faz críticas a Sony e EA Games

Após o anúncio da venda do EA Games ao PIF, fundo de investimentos da Arábia Saudita, o especialista em análise de mercado, Michael Pachter, fez algumas críticas e observações sobre a situação financeira e estratégica da PlayStation (Sony) e da EA Games, durante uma participação no Yahoo Finance.

Segundo ele, as duas empresas tomaram decisões equivocadas que podem comprometer seus desempenhos futuros, especialmente em um cenário atual de tecnologia e entretenimento marcado por rápidas inovações.

Principais críticas de Michael Pachter

Começando pela Sony e a PlayStation, que Michael descreveu como uma empresa que, no seu ponto de vista analítico, não é um bom investimento atualmente. O principal ponto dele é que a companhia estaria “implodindo” no segmento de jogos, justificando isso pelo fato do mercado de jogos digitais estar migrando para plataformas como TV conectada, streamings e nuvem, modelos nos quais ele acredita que a Sony não esteja bem posicionada, tendo que se reinventar rapidamente.

“A Sony é uma empresa horrível e eles, na verdade, estão implodindo no setor de games. Os jogos estão migrando para a ‘TV conectada’. Pense em todos os participantes que vão ter jogos da mesma forma que temos filmes na Netflix. Esqueça o modelo de assinatura, simplesmente pense no iOS [sistema do iPhone] se tornando a sua TV”- disparou Michael. (Aspas retiradas do Portal Flow Games)

Agora sobre a EA, as críticas do analista não tem ligação com o valor da negociação da aquisição feita pelo Public Investment Fund (PIF), da Arábia Saudita, que inclusive, Pachter considerou que o preço pago (US$55 bilhões) foi razoável. Ele ainda diz que os planos do grupo saudita devem ser a longo prazo, além de ter elogiado o potencial da empresa em jogos mobile, que para ele, deveria ser mais explorado pela EA.

O que gerou incômodo no especialista foram algumas escolhas históricas da EA em aquisições de estúdios, especialmente no setor de jogos para dispositivos móveis. Segundo ele, estas empresas adquiridas, como Glu Mobile, Playdemic e Codemasters, não foram bem aproveitadas em termos de monetização ou adaptação ao mercado móvel, que ele considera um dos mais promissores atualmente, com perigos da EA “ficar para trás” nesse quesito.

O futuro da indústria

Para o analista, o futuro da indústria de games está caminhando de maneira favorável para desenvolvedoras e empresas que se adaptam às novas tecnologias: jogos gratuitos, streaming, nuvem e integração com IAs, completando que, na visão dele, empresas capazes de explorar jogos gratuitos em plataformas como TV ou dispositivos conectados terão vantagens competitivas.

Dicas de Michael para Sony e EA

As críticas de Michael Pachter podem servir como alertas importantes para investidores, especialmente em relação à sustentabilidade de modelos antigos de monetização, que foram de certa forma, criticados pelo analista, como a venda direta de consoles, jogos físicos ou downloads pagos.

Para a PlayStation, a dica de Michael foi sobre ajustar estratégias e dar uma atenção maior a modelos disruptivos. Em relação a EA, embora a aquisição pelo PIF possa representar uma mudança de patamar quando se fala em capital e novos recursos, o desempenho em diferentes segmentos e dos estúdios adquiridos será essencial para confirmar esse crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *