Apurações mostram detalhes e possível preço do futuro PlayStation 6

Embora o PlayStation 6 ainda esteja bem longe do seu lançamento oficial, rumores e vazamentos estão agitando o cenário dos games, mostrando detalhes sobre as possíveis especificações e preço do próximo console da empresa, o sucessor do PlayStation 5.

O canal Moore’s Law is Dead divulgou um vídeo com supostos dados sobre o hardware que deve equipar o novo videogame. Confira aqui no Kartun!

Especificações técnicas

De acordo com o canal, o modelo principal do PlayStation 6 contará com uma APU fabricada com a litografia de 3 nanômetros da TSMC. O chip teria um die de 280 mm² e um TDP máximo de 160 W — consumo consideravelmente menor do que o do PS5 Pro, que fica entre 200 W e 240 W.

Apesar das palavras difíceis, isso basicamente significa que o console, caso seja produzido desta forma, terá um melhor desempenho energético, algo que melhorar vários dos segmentos do dispositivo.

Mais dados técnicos:

  • A APU deve contar com 54 Compute Units baseadas na arquitetura RDNA 5
  • No lado do processamento, o chip traria 8 núcleos Zen 6c (um deles desativado) e mais 2 núcleos Zen 6 LP, que seriam dedicados exclusivamente a tarefas do sistema do console.
  • A memória utilizada seria GDDR7, operando a 32 GB/s em um barramento de 160 bits, proporcionando uma largura de banda de 640 GB/s (grande avanço em relação ao PlayStation 5)

O que é Ray Tracing e comparação com PC

O “Canal Moore’s Law is Dead” destacou que a Sony não parece ter como grande objetiva elevar de forma extrema a performance em rasterização, mas sim melhorar significativamente a capacidade de Ray Tracing, tecnologia que usa traçados de raios para criar luzes realistas, que poderia atuar de 5 à 10 vezes superior em relação ao PS5.

Segundo as estimativas dos portais especializados, a GPU do PS6 poderia se aproximar do desempenho de placas de vídeo consideradas entre as melhores, como a RTX 5080 ou a RX 9070, garantindo alguns jogos desempenhando em imagem 4K a 60 FPS.

Além disso, o console deve utilizar tecnologias específicas para alcançar 4K com alta taxa de quadros em modos de fidelidade máxima. De acordo com estudos, em jogos sem Ray Tracing, o desempenho do PS6 pode não chegar ao nível de uma RTX 5080, mas em títulos com Ray Tracing ativado poderia ser comparável até a uma placa RTX 5090.

Memória RAM e desempenho

Outro ponto abordado é a quantidade de memória RAM, que deve ficar entre 30 GB e 40 GB, dependendo do custo de produção final.

Em termos de desempenho, espera-se que o PS6 ofereça entre 2,5 e 3 vezes mais potência em rasterização e entre 6 e 12 vezes mais desempenho em Ray Tracing quando comparado ao atual PS5.

O console também deve manter retrocompatibilidade com jogos do PS4 e PS5, com os títulos do PS3 provavelmente ficando de fora dessa funcionalidade.

Lançamento e valores

Sobre o preço, o canal citado como referência acredita que a Sony pretende manter o PlayStation 6 competitivo, evitando valores mais altos do que os do PS5 Pro.

O custo de produção do novo chip não seria muito maior, permitindo que o console seja lançado com preço entre US$ 549 e US$ 649.

A produção em larga escala estaria programada para começar no meio de 2027, com o lançamento previsto entre o fim de setembro e o fim de novembro daquele ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *