Um dos grandes lançamentos do PlayStation 5 neste ano está chegando cada vez mais perto de seu lançamento, que ocorre em 2 de outubro! A sequência Ghost of Yōtei, desenvolvida pela Sucker Punch Productions, promete trazer uma nova visão e expandir diversos elementos presentes no sucesso Ghost of Tsushima, agora mais focado em oferecer uma experiência visualmente mais imersiva para os players, com maior liberdade narrativa e uma funcionalidade de mundo aberto organizado para exploração orgânica.
Mudanças de Ambientação e Liberdade Narrativa
O título se passa em 1603, na região que hoje é conhecida como Hokkaido, anteriormente sendo chamada de Ezo.
Ghost of Yōtei, jogo que estará disponível nos próximos dias, apresenta uma nova protagonista, com o nome de Atsu, que na história, retorna para a sua terra natal depois de uma vivência traumática envolvendo a morte de sua família, causado por um outro grupo, que recebeu o apelido de Seis de Yōtei.
A ambientação mais realista e imersiva é resultado do trabalho dos desenvolvedores, que buscaram entender mais sobre a cultura do Japão, visitando locais como o Parque Nacional de Shiretoko e o Monte Yōtei para colocar no jogo, referências visuais, culturais e geográficas mais realistas de acordo com o país onde se passa.
A intenção, segundo os desenvolvedores, é recriar uma versão fictícia, mas palpável, da região de Ezo, com clima condizente e paisagens naturais impactantes, além de uma atmosfera que mistura a beleza natural do local com alguns perigos selvagens.
Jogabilidade: Funcionalidade de mundo aberto e evolução mecânica
Uma das grandes apostas e objetivos do título é melhorar a sensação de exploração, principalmente pela jogabilidade de mundo aberto, onde ao invés de forçar o jogador por meio de objetivos simplificados, o jogo induz que o próprio jogador decida os rumos, guiado por pistas visuais e pelo cenário, até por isso a importância do realismo da ambientação. O mapa deste jogo é mais denso, com pontos de interesse, segredos e missões secundárias que surgem de maneira mais natural.
O sistema de progressão também foi alterado, já que agora, ao invés de evoluir apenas por experiência acumulada, a protagonista Atsu consegue novas habilidades ao encontrar altares e honrá-los. Isso faz com que a busca ativa e a exploração do mundo sejam mais interativas com os jogadores, além das pinturas para desbloquear personalizações, minigame com shamisen (instrumento musical), tarefas que envolvem NPCs (Robôs) surgindo de forma natural, com pistas para revelar novos caminhos.
Gráficos e desempenho
Visualmente, o padrão gráfico é outro patamar em relação ao antecessor, principalmente em Texturas, iluminação, ambientes e artifícios 3D, que receberam melhorias significativas.
Quanto ao combate, a protagonista conta com um arsenal variado, trazendo além de katana, armas como uma foice com corrente, arco e flecha, um fuzil e muito mais, combinados com um estilo de luta diferenciado, com adaptação às diferentes armas e inimigos, combinando brutalidade e jogadas mais tácticas.
No desempenho, talvez a maior preocupação dos gamers, o jogo oferece vários modos que se adequam a preferência do jogador, contando com modos que privilegiam FPS, ou um modo mais focado em qualidade visual.