O Fortnite trará novidades! A Epic Games anunciou que o jogo passará a ter um funcionalidade que permite aos criadores venderem itens dentro do jogo, de acordo com a sua plataforma, mais vantajosa, segundo apurações, do que a praticada atualmente por um de seus principais concorrentes, o Roblox.
Importância da mudança para o Fortnite
O jogo vive, neste momento, uma fase complicada, registrando recentemente quedas na quantidade de jogadores ativos em seus modos tradicionais de Battle Royale, que por anos, foram febre mundial, colocando o jogo como o mais consumido do mundo.
Enquanto isso, o Roblox, com suas inovações, englobando diversos públicos, vem crescendo ano após ano, muito pelas suas criações populares.
Diante disso, a Epic Games decidiu trasnformar as possbilidades dentro do universos de criadores de conteúdo dentro do Fortnite, que há muito tempo deixou de ser um jogo apenas de Battle Royale, com novos modos de jogo que necessitam de renovação.
A empresa vem observando que versões não oficiais de “Steal a Brainrot” feitas na plataforma têm chamado a atenção nas últimas semanas, o que a motivou a desenvolvedora a ampliar as oportunidades de monetização para esses criadores.
Com a nova funcionalidade, os jogadores poderão vender itens diretamente nas experiências desenvolvidas por terceiros dentro de Fortnite, com uma comissão de valor significativamente superior à oferecida pelo Roblox. Veja informações:
- Segundo a Epic, os criadores receberão 50% do valor em V-Bucks das compras realizadas nessas experiências, após o desconto das taxas da plataforma.
- No primeiro ano do programa, que se encerra em 31 de dezembro de 2026, a porcentagem será temporariamente elevada para 100%.
- Os criadores normalmente ficarão com cerca de 37% das vendas, mas durante esse período promocional receberão aproximadamente 74%, taxas superiores aos 25% que o Roblox entrega aos criadores
A intenção da empresa com isso é mostrar que desenvolver experiências no Fortnite será mais lucrativo, em uma estratégia que remete ao que a própria Epic Games fez tempos atrás para atrair desenvolvedores à Epic Games Store em vez do Steam, oferecendo condições financeiras melhores.
Mesmo com uma fatia maior de receita, vale lembrar que neste momento, a quantidade de jogadores ativos do Fortnite é consideravelmente menor do que a do Roblox, fazendo com que os criadores possam até ganhar mais por cada transação, mas o volume somado de todos os ganhos pode ser inferior, dependendo da audiência que conseguirem atrair, por isso a preocupação com a quantia de players.
Mais novidades!
Outra novidade importante da Epic Games será o lançamento do chamado “thin client” de Fortnite. Mas o que é isso?
Essa versão reduzida do jogo será lançada e ficará disponível inicialmente para celulares e PCs, incluindo apenas o modo Blitz Royale e os jogos criados por usuários.
Os modos principais, como o Battle Royale tradicional, precisarão ser baixados separadamente caso o jogador queira jogar estas condições. Isso pode facilitar a entrada de novos usuários, permitindo que experimentem criações populares com um download menor, além de mostrar claramente uma mudança de foco: a Epic está se atentando que seus modos próprios talvez não sejam mais o maior atrativo de Fortnite, necessitando de algumas alterações para abrigar um público maior.