Se você é ou pretende ser assinante do Xbox Game Pass, saiba que o catálogo da plataforma sofrerá mais mudanças, agora sendo algumas baixas de títulos na metade do mês de outubro, onde quatro títulos serão removidos do serviço no dia 15 de outubro. A mudança será em dois indies (jogos independentes) e outros games que foram muito elogiados pela crítica. A “lista de dispensa” inclui Cocoon, Core Keeper, Donut County e Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants Unleashed, todos que serão removidos das versões para console, PC e nuvem.
Cocoon
Lançado pela Geometric Interactive, é um jogo no formato de puzzle com aventuras. Cocoon conquistou grandes prêmios e boa parte da crítica responsável pelas avaliações, muito por conta da sua criatividade e design sendo reconhecido em premiações de 2023 e frequentemente elogiado por reviews em diferentes portais e sites.
Core Keeper
Jogo em formato de sandbox que traz exploração e sobrevivência, que ganhou muitos players e caiu no gosto público desde o seu lançamento em acesso antecipado. Muito por conta de sua jogabilidade coop (cooperativa), o jogo virou sucesso entre diferentes comunidades, além de possuir sistema de progressão de crafting e atualizações constantes. Sua presença no Game Pass, assim como muitos títulos, ajudou a ampliar ainda mais a quantidade de jogadores, o que torna ainda mais criticada a retirada para quem joga em grupo, por exemplo.
Donut County
Jogo feito pelo designer Ben Esposito, é outro indie que marcou os players, com sua proposta simples e bem determinada, onde o jogador controla um buraco que cresce gradativamente, em uma história leve e agradável que já é considerada destaque desde 2018.
Por que os jogos estão de saída do Game Pass neste mês de outubro?
O que acontece, que muitas vezes não chega aos fãs, é que a operação do Game Pass funciona em grande parte, na maior parte dos jogos, em acordos temporários e contratos de licenciamento limitados, já que muitos títulos de terceiros fazem parte do catálogo por prazos pré-definidos e quando se encerram os contratos, deixam a biblioteca.
Muitas vezes, esse movimento não acontece por conta de renovações, erros administrativos ou decisões comerciais. Assim, a remoção não é necessariamente reflexo de qualidade, mas de acordos contratuais e estratégia editorial do serviço.
Como faço se quiser ter o jogo ainda?
Para você que tem a inteção de continuar possuindo algum desses jogos, existem alternativas! Enquanto permanecem disponíveis no catálogo do Game Pass, a Microsoft geralmente costuma oferecer descontos exclusivos para assinantes interessados em comprar os títulos que estão de saída, muitas vezes na casa dos 20% ou mais de desconto em relação ao valor cheio do jogo, antes da remoção definitiva da plataforma.
Essa funcionalidade é útil tanto para quem está no meio de uma campanha longa em jogos de modo história, quanto para quem está começando e gostando muito do jogo, querendo continuar a sua trajetória. E caso algum desses jogos esteja na sua fila de espera, aproveite as próximas duas semanas para testá-lo, em especial Cocoon e Core Keeper, que figuram entre os indies mais comentados do ano e elogiados pela crítica.