Reprodução/Instagram @pokemon
Historicamente, esse grupo de pessoas sempre sofreu alguns estereótipos e preconceitos no mundo dos games. As mulheres, por exemplo, enfrentam o machismo e assédios verbais no ambiente online quase que diariamente.
E isso também se aplica a Competição Mundial de Pokémon.
Além disso, suas habilidades como jogadoras e experts em games é sempre duvidada pelo público masculino. E não é só isso – No mundo corporativo, não recebem os mesmos salários dos homens e não possuem tanta participação no desenvolvimento de jogos e softwares.
(Dados da Acivell e Scielo Brasil).
Muitas dessas gamers acabam escondendo sua verdadeira identidade para não sofrerem com agressividade e comentários ofensivos.
Isso está ligado também ao fato de que muitos homens não aceitam que mulheres podem ter mais habilidades no meio. Esse comportamento, muitas vezes, pode ser configurada como crime de ódio e deve ser julgado pela justiça brasileira.
No entanto, essa punição não acontece da forma que deveria – o máximo que acontece com esses agressores é o banimento de suas contas e suspensão.
Recentemente, o influenciador Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, trouxe um debate importante sobre o tema.
O criador de conteúdo abordou a adultização de crianças e adolescentes na internet, além da super exposição destes e como podem sofrer consequências negativas relacionadas a sua saúde mental.
Traçando um paralelo, essa discussão também se aplica a mulheres e pessoas “fora do padrão” que vivem em uma comunidade online, visto que podem sofrer danos em relação a seu estado emocional mas de outra forma.

Em suma, é preciso repensar as leis que cuidam da internet brasileira e aumentar a punição.
Com isso em mente, o Campeonato Mundial de Pokémon 2025 tomou iniciativas para incluir mulheres, pessoas transgênero e não binárias no ambiente.
Em São Paulo, a loja Citadel, especializada em jogos e torneios para o público, realizará nos dias 06 e 07 de setembro um workshop gratuito de Pokémon, e os ingressos já estão praticamente esgotados.
E ela não é a única – A Loja Akagami, também em São Paulo, realizou a primeira edição do Ladie´s Weekend, evento direcionado exclusivamente a mulheres, oferecendo um ambiente acolhedor entre jogadoras iniciantes e experientes.
Sobre a Competição Mundial de Pokémon
O Campeonato Mundial de Pokémon é o principal evento do circuito competitivo da Play.
Os jogadores mais experientes competem em diferentes modalidades de Pokémon como videogames (VGC), Pokémon Estampas Ilustradas (TCG), Pokémon GO e Pokémon UNITE.
Em resumo, acontece anualmente e a última edição aconteceu na Califórnia, Estados Unidos. Os prêmios envolvem uma quantia em dinheiro, título de Campeão Mundial e convites para a competição do próximo ano.
Outros eventos no mundo dos gamers – BGS
Além da competição Pokémon, a Brasil Game Show (BGS), ganhou o título da maior feira de jogos da América Latina, e, esse ano, acontecerá de 09 a 12 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo.

O evento também conta com cosplays e apresentações temáticas. Além disso, o preço dos ingressos pode variar entre R$144 a R$3.000 (preço do camarote).
Para mais notícias sobre o universo dos games, acesse o Kartun