NOVIDADES: Apuração mostra notícias sobre PlayStation 6

Ainda sem confirmação oficial, e muito menos lançamento previsto, o jornalista Tom Henderson noticiou que em uma apuração, descobriu que o novo console da Sony pode contar com um drive de disco removévl, que pode inclusive, ser vendido à parte.

Notícia de Tom Henderson

Fontes entrevistadas por Henderson em matéria para o Insider Gaming, que tiveram que ser mantidas de forma anônima, contaram que a Sony mantém uma posição definida em favor de uma unidade de disco destacável para o PS6, estratégia que se colocada em prática, deve diminuir os custos de produção do aparelho.

De acordo com a notícia, a ideia da empresa consiste em lançar o aparelho seguindo a mesma lógica das versões mais recentes do PlayStation 5, que incluem um leitor de disco separável e disponível para compra à parte fazendo que com isso, os usuários possam ter o console numa versão 100% digital, e posteriormente instalem, se desejarem, um drive físico adicional.

Na ideia da Sony e na prática, essa estratégia traz vantagens tanto para o consumidor quanto para a própria fabricante do console.

Ao consumidor, o interesse por mídia física vem diminuindo cada vez mais, por diversos fatores, fazendo com que as vendas digitais se tornam dominantes.

Com a alternativa sem o drive físico, a Sony pode atrair compradores com preços mais acessíveis, além do público sem interesse em mídias físicas. Em contrapartida, usuários que desejarem obter para jogos em disco continuariam sendo atendidos.

Isso ainda beneficiaria, e muito, a Sony em termos logísticos, já que possibilitaria fabricar apenas uma variação do console, reduzindo complicações na produção, nos estoques e nos distribuidores.

Opiniões de portais e pessoas ligadas ao meio

De acordo com o site PlayStation Universe, que também repercute os rumores vindos do Insider Gaming, esse modelo traz flexibilidade inédita aos consumidores: eles podem escolher entre comprar apenas o console digital ou optar por adquirir o drive como item adicional posteriormente.

O ex-executivo da PlayStation Shawn Layden, em entrevista ao Kiwi Talkz, de acordo com o portal Push Square, mostrou algumas preocupações e visões de quem esteve dentro da empresa. Ele diz que, apesar do foco crescente no digital, a globalização da Sony (170 países), o que dificulta a missão de se desfazer completamente das mídias físicas. Layden afirmou: “Não acredito que a Sony consiga se livrar disso agora… o Xbox teve mais sucesso porque atua principalmente em países de língua inglesa” – comparando com o console produzido pela Microsoft.

Outros veículos, como o PlayStation Lifestyle, mostram que os drives removíveis permitem que os jogadores migrem para o sistema digital sem perder acesso aos seus títulos em disco, visão importante quando se fala sobre coleções.

O padrão dessa solução já foi testado pela Sony na linha PS5: a versão Slim (e também o PS5 Pro) foi lançada com a possibilidade de usar um drive que pode ser encaixado ou removido.

Além disso, fontes citadas pelo site 80 Level disseram que a Sony planeja lançar o console apenas em 2028 ou depois, seguindo o ciclo dos lançamentos de consoles anteriores, tendo o tempo necessário para testar e consolidar esse novo modelo antes do lançamento oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *