Recentemente, a Sony, produtora da série de consoles da PlayStation, classificou a geração do PlayStation 5 como “a melhor da história da empresa”, analisando tanto números de vendas quanto desempenho financeiro para a empresa. O relatório usado como base, mostra os resultados melhores que os alcançados pelas outras versões. (PS1, PS2, PS3 e PS4).
Dados e detalhes sobre o PS5
Segundo os dados, a receita conquistada desde o lançamento do PS5, em 2020, já ultrapassa a marca de US$ 136 bilhões, além do lucro operacional chegando a aproximadamente US$ 13 bilhões, já superando a soma das quatro gerações anteriores.
A trajetória do PS5, quando comparada ao PS4, que até então era considerado o console mais bem-sucedido da Sony, é visto que o quinto da franquia, alcançou marcas maiores em 5 anos de lançamento, tendo em vista que o quarto, alcançou em sete.
Junto a isso, o console atual já vendeu mais de 80 milhões de unidades em todo o mundo e se aproximando muito rápido das vendas totais do PS4, que encerraram “as atividades” com mais de 117 milhões de unidades.
Outro ponto que a Sony destaca é a PlayStation Network, rede que conta com uma base cerca de 125 milhões de usuários ativos mensais, algo que exemplifica o sucesso das estratégias pensadas pela Sony, no cenário digital em jogos, serviços de assinatura e compras online.
O momento atual da geração também foi favorecido por fatores externos. Nos primeiros anos após o lançamento, o PS5 enfrentou severas dificuldades de produção e distribuição devido à pandemia de COVID-19 e à crise global de semicondutores. Com a normalização da cadeia de suprimentos, a Sony conseguiu finalmente atender à demanda reprimida, o que impulsionou as vendas e consolidou a base instalada do console.
Ao mesmo tempo, a empresa manteve a estratégia de lançar versões atualizadas, como o modelo “PS5 Pro”, ampliando a geração que já era de sucesso, adicionando melhorias de desempenho sem a necessidade de pular diretamente para um novo console.
Visão da Sony
Apesar de todos os recordes, o crescimento das vendas vem se estabilizando recentemente, muito por conta da concorrência no setor de entretenimento digital exige inovação constante para manter a liderança.
A pressão por novos jogos de alto impacto e por experiências cada vez mais imersivas têm aumentado, principalmente por conta da quantidade de lançamentos dos concorrentes, como a Microsoft alimentando cada vez mais o programa do XBOX Game Pass, além do crescimento do setor de jogos em nuvem. Mesmo com esses “problemas”, a Sony acredita que a atual geração tem uma grande vida útil pela frente, pretendendo chegar a dez anos de relevância.
Com números que impressionam e uma base de jogadores muito ativa, a empresa foi a responsável pela afirmação de que “a geração PS5 já é a mais bem-sucedida da marca”. Para eles, não é apenas uma conquista comercial, mas significa a confirmação do sucesso de uma estratégia, que para eles, tornam ainda maior o ciclo de vida do console, tendo redefinido a longevidade e outras questões no meio dos consoles.