Square Enix e Nuuvem firmam parceria que promete agitar o mundo dos games

A Square Enix, empresa japonesa de renome global no mercado de jogos, agora figura entre os investidores da Nuuvem, plataforma brasileira de distribuição digital de jogos para PC e consoles, se tornando pioneiranesse tipo de colaboração da Square Enix com uma empresa do Brasil, em um acordo entre elas onde prevê que os títulos da produtora japonesa estarão oficialmente no catálogo da Nuuvem no dia 3 de setembro.

Parceria entre as empresas

A Nuuvem já oferece simplesmente cerca de 11.000 jogos e possui cerca de 3,4 milhões de jogadores cadastrados na plataforma, números que justificam o interesse da Square Enix em firmar esta parceria. Sua atuação atende aproximadamente de 45 milhões de usuários mensais em toda a região da América Latina, consolidando-se como a principal loja online de games nascida na região.

A empresa brasileira atua como revendedora de títulos de grandes estúdios, sem contar que também exerce o papel de publicadora para muitos jogos conhecidos como indies (independentes), auxiliando na divulgação e distribuição digital de novos projetos.

Hideaki Uehara, gerente geral do departamento de Investimento e Desenvolvimento de Negócios da Square Enix Holdings, comentou que a América Latina é estratégica para a empresa, tanto pela paixão dos jogadores na região quanto pela proximidade cultural com o Japão.

“A América Latina é uma região estratégica, cheia de gamers apaixonados e com uma ligação forte com a cultura japonesa” – disse o gerente da empresa japonesa. (Aspas retiradas do IGN Brasil)

Segundo dados do Global Games Market Report 2024, realizado pela consultoria Newzoo, a América Latina abriga cerca de 355 milhões de jogadores, o que representa 11% do total mundial e ultrapassa a base de usuários da América do Norte, confirmando o que disse Hideaki, em relação a força da região.

Fernando Campos, CEO da Nuuvem, afirma que essa união aproxima publicadoras globais do público latino-americano, que é muito engajado no cenário dos games, criando novas oportunidades para desenvolvedores de qualquer parte do mundo.

“Essa parceria nos ajuda a aproximar publicadoras globais de jogadores latino-americanos, ao mesmo tempo em que oferece novas oportunidades para desenvolvedores do mundo todo” – disse Fernando. (Aspas retiradas do IGN Brasil)

O papel do “spawnd”

O spawnd, tecnologia desenvolvida pela Nuuvem, foi peça-chave para a realização da parceira. Em construção desde 2019, permite que versões de demonstrações (demos) de jogos sejam rodadas diretamente em navegadores de internet, com fluidez, sem necessidade de filas de espera, permitindo com que o jogador possa usar teclado, mouse ou controle, conforme seja melhor para o jogo.

Até o momento, oito títulos já estão disponíveis para “demos” via spawnd: Figment, Valfaris, Cyberwar: Neon City, Townscaper, SUPERHOT, Monster Sanctuary, Cris Tales e The Posthumous Investigation.

Há ainda uma lista futura de seis jogos que serão adicionados em breve pela empresa, tendo em vista que a ideia da Nuuvem é ultrapassar 100 jogos disponíveis desta maneira: Tacape, Netherworld Covenant, LIBRITOPIA: Librarian Simulator, Copycat, Bagdex e 9 Kings.

Fernando Campos reforça que há desde o princípio a convicção de que o spawnd pode ser uma tecnologia transformadora. “Desde a sua concepção, a Nuuvem acredita no potencial do spawnd para se tornar uma tecnologia revolucionária para a indústria de jogos em nível mundial. E ter uma empresa com a força e a tradição da Square Enix apostando na plataforma valida completamente a nossa percepção” – explica Fernando. (Aspas retiradas do IGN Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *